Célula
- A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas.
Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares.
O corpo humano é constituído por aproximadamente 10 trilhões de células; a maioria das células vegetais e animais têm entre 1 e 100 µm e, portanto, são visíveis apenas sob o microscópio; a massa típica da célula é um nanograma.
Células Eucariontes
Apresentam membrana plasmática, responsável pela troca de substâncias com o meio externo e proteção.
O material genético (material cromossômico) fica dentro do núcleo (envolvido por uma membrana), portanto, separado do citoplasma.
Como organismos pluricelulares, as células eucariontes originam tecidos e órgãos característicos e com funcionalidades complementares.
Apesar de exibirem a mesma estrutura molecular que os eucariontes, os seres procariontes não possuem algumas organelas.
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
Ausência de um núcleo delimitado.
__________________________________________________________________
REINO MONERA
Características Gerais:
- O Reino Monera é um dos reinos dos seres vivos, caracterizado por organismos procariontes, unicelulares, autótrofos ou heterótrofos.
O grupo do monera compreende as bactérias e as cianobactérias (algas azuis ou cianofíceas).
Os primeiros fósseis encontrados na natureza são de procariontes: micro fósseis de cianobactérias, presentes na Austrália, com 3,5 bilhões de anos e também de bactérias, na África do Sul, com idade estimada em 3 bilhões e 100 milhões de anos.
Bactérias são micro-organismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A célula bacterianas contém os quatro componentes fundamentais a qualquer célula: membrana plasmática, hialoplasma, ribossomos e cromatina
A região ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleoide. Externamente à membrana plasmática existe uma parede celular (membrana esquelética, de composição química específica de bactérias).
.
Características Específicas:
Vibrio vulnificus:
É uma espécie de bactéria gram-negativa que vive em ambientes marinhos.
O micro-organismo V. vulnificus é altamente invasivo e produz diversos fatores que o protegem do sistema imunológico do hospedeiro, incluindo um fator de sororesistência, um polissacarídeo capsular e a habilidade de adquiri ferro pela transferrina ferrossaturada.
Vibrio vulnificus é responsável pela esmagadora maioria das mortes relatadas relacionadas com frutos do mar.
- Reino: Reino Monera
- Filo: Proteobacteria
- Classe: Gammaproteobacteria
- Ordem: Vibrionales
- Família: Vibrionaceae
- Gênero: Vibrião
- Espécie: V. vulnificus
REINO FUNGI
Características Gerais:
- O Reino Fungi é composto por seres uni ou pluricelulares heterotróficos. Junto com as bactérias, são os principais decompositores do planeta Terra. Sua importância ecológica é tão grande quanto ao dos seres produtores e sem eles toda a vida em nosso planeta estaria comprometida. Os fungos podem ser encontrados em todos os cantos da crosta terrestre.
Por algum tempo, os fungos foram classificados no reino vegetal, por possuírem características semelhantes as das plantas, no entanto diferem fundamentalmente por não apresentarem clorofila ou qualquer outro pigmento fotossintetizante, portanto são heterotróficos.
Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon).
É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.
Características Especificas:
- Agaricus Campestris:
Agaricus campestris é um tipo de cogumelo comestível, cultivado comercialmente e utilizado na alimentação humana. As espécies de Agaricus apresentam geralmente frutificações carnosas, maioritariamente de tamanho médio a grande; o chapéu é hemisférico inicialmente, depois convexo e finalmente mais ou menos aplanado ou ligeiramente deprimido, de cor esbraquecida ou parda.
- Reino: Fungi
- Filo: Basidiomycota
- Classe: Agaricomycetes
- Ordem: Agaricales
- Familia: Agaricaceae
- Gênero: Agaricus
- Espécie: Agaricus Campestris
REINO PLANTAE
Características Gerais:
- As plantas são como os outros animais, seres eucariontes e pluricelulares. Só que, as plantas são capazes de realizar fotossíntese, assim sendo, são seres autótrofos.
- As plantas possuem coloração verde, por causa das células que contém pigmento verde clorofila.
- Nas plantas há células, fora os cloroplastos, que contém uma parede celular externa à membrana plasmática.
- As plantas são seres multicelulares. Na sua composição, há células organizadas em conjuntos com cargo próprio, chamadas tecidos.
- A maior parte do organismo neste reino é autotrófica, que sintetiza sua própria comida com a ajuda da energia solar. Existem muito poucas espécies, que são autotróficas e heterotróficas. A história da vida na Terra há muitos organismos dependem literalmente do sucesso das plantas.
Características Especificas:
- Lótus-sagrado:
- Reino: Plantae
- Filo: Planta vascular
- Classe: Magnoliopsida
- Ordem: Proteales
- Família: Nelumbonaceae
- Gênero: Nelumbo
- Espécie: Nelumbo Nucifera
REINO ANIMALIA
O reino animalia abriga mais de um milhão de espécies, dos mais diversos ambientes ao redor do mundo ,de formatos e tamanhos variados. Existe aproximadamente 35 filos dentro deste reino, com seu representantes eucarióticos, multicelulares e de nutrição heterotrófica,ingerindo seus alimentos.uma característica exclusiva do reino animalia e que apenas nele são encontrados tecidos musculares e nervosos, porém não estão presentes em todas as espécies.
Características Especificas:
- Características Especificas:
A formiga-faraó, também conhecida como formiga-do-açúcar, é uma formiga pequena. Sendo uma praga notória urbana, fazendo aparições frequentes em hospitais.
A formiga-faraó foi se espalhando ao redor de praticamente todas as áreas do mundo. Esta espécie é polígama, ou seja as colônias contém inúmeras rainhas isso permite que colônia se multiplique em outras colônias rapidamente. A formiga-faraó é, provavelmente, a mais amplamente distribuída de todas as formigas considerando pragas ao ambiente urbano. Esta espécie é originada do Norte da África e foi acidentalmente espalhada ao redor do mundo pelo homem a mais de 200 anos.
Em colônias de formigas-faraó novos machos e formigas rainhas podem ser produzidos quando a rainha fértil existente é removida.
Características da Formiga-Faraó
Tecidos Celulares Do Corpo Humano
Tecido Celular Do Tendão:
Os Tendões são estruturas alongadas e com formas cilíndricas,constituído por tecido conjuntivo e que permite a inclusão dos músculos aos ossos ou a outros órgãos através de ligamentos anulares ou retináculos,(Estruturas fibrosas e com função de manter equilíbrio ao corpo),Esse tipo de tecido é rico em fibras colágenas,(um tecido composto pela proteína colágeno talvez a proteína mais abundante do reino animal),o que da aos tendões a cor branca e a resistência à tração,tendo de muita importância para a realização dos movimentos. Os feixes de colágeno,( é uma proteína de importância fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo sendo responsável pela maio parte das propriedades físicas),unem-se em feixes maiores e são envolvidos por um tecido conjuntivo frouxo.Logo depois são envolvidos por uma camada de conjuntivo denso, que pode ser divididas em duas,sendo uma ligada diretamente ao tendão e a outra ligada a estruturas ao lado.entre essas duas camadas,forma-se um espaço que contém um líquido lubrificante que facilita o deslizamento do tendão no interior da camada.O acúmulo desse líquido na camada pode causar inflamações.
Tendinite:
A tendinite é a inflamação de um tendão e comum acontecer com as pessoas que fazem muitas repetições de um mesmo movimento ex: esportistas e trabalhadores de funções repetitivas. Geralmente a tendinite se espalha em uma parte do corpo especifica e localizada a tendinite pode ocorrer em várias partes do corpo como o cotovelo,tornozelo,ombro,pulso,dedos ou joelho.A tendinite pode acontecer com pessoas de qualquer faixa de idade mas e mais comum de acontecer entre adultos que praticam esportes frequentemente e idosos também são sujeitos a tendinite já que seus tendões tendem a perder a elasticidade e se tornarem mais fracos ao decorrer do tempo.
Sintomas:
Os principais sintomas são dores ao fazer algum movimento ou ao tocar a parte onde se encontra a tendinite e também um inchaço em devido ao acúmulo de liquido na camada e a inflamação.
Tratamento:
O tratamento e realizado com consumo de anti-inflamatórios,repouso,alongamentos,calçados especias e,em alguns casos,cirurgia
Tecido Celular Da Traqueia
A traqueia é um órgão tubular com formato cilíndrico que faz parte do sistema respiratório dos mamíferos.ela fica entre a laringe e os brônquios.seu tamanho em um indivíduo adulto é entre 15cm à 20cm de comprimento e cerca de 1,5 cm de diâmetro.
A estrutura da traqueia e formada por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos,denominados cartilagens traqueais.A porção na parte de trás da traqueia,por causa da ausência dos anéis,apresenta uma grande capacidade móvel e elástica,de grande importância para acompanhar os movimentos dos pulmões.essa parte se chama parede traqueal,e é constituída pelo tecido muscular liso.
O seu revestimento interno é formado por um epitélio do tipo pseudoestratificado,( é um tipo de epitélio que, embora possua apenas uma camada de células, elas possuem seus núcleos posicionados em maneiras que sugerem um epitélio estratificado), de forma cilíndrica ciliado e rica em células produtoras de muco.
Quando respiramos poeira,bactérias e partículas se juntam-se ao muco e são direcionadas para a garganta através dos batimentos dos cílios e eliminados pela tosse
A estrutura da traqueia e formada por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos,denominados cartilagens traqueais.A porção na parte de trás da traqueia,por causa da ausência dos anéis,apresenta uma grande capacidade móvel e elástica,de grande importância para acompanhar os movimentos dos pulmões.essa parte se chama parede traqueal,e é constituída pelo tecido muscular liso.
O seu revestimento interno é formado por um epitélio do tipo pseudoestratificado,( é um tipo de epitélio que, embora possua apenas uma camada de células, elas possuem seus núcleos posicionados em maneiras que sugerem um epitélio estratificado), de forma cilíndrica ciliado e rica em células produtoras de muco.
Quando respiramos poeira,bactérias e partículas se juntam-se ao muco e são direcionadas para a garganta através dos batimentos dos cílios e eliminados pela tosse
Doenças Na Traqueia:
A traqueia é bastante sujeita a infecções respiratórias. A limpeza das vias aéreas depende do funcionamento dos cílios e do muco produzido pelo epitélio mucociliar. Essa defesa pode ser abalada pelo ambiente em volta,doenças infecciosas e hereditárias,(doença geneticamente transmissível através de gerações),ou se ainda se a pessoa tenha habito de ingerir bebida alcoólica com frequência,drogas ou de fumar, podendo levar à retenção frequente de secreção,oque provoca tosse e infecção repetitiva.
Estenose da Traqueia:
A estenose da traqueia é dividida em dois subgrupos
Estenose adquirida,classificada de acordo com a sua localização e a obstrução de sua luz;
Estenose congênita,vista desde o nascimento,extremamente raras e de difícil tratamento.
As principais causas para a estenose adquirida,são os resultados de tumores malignos ou benignos e falhas de cicatrização interna do órgão,decorrentes da necessidade de intubação do paciente por diversos motivos
Estenose adquirida,classificada de acordo com a sua localização e a obstrução de sua luz;
Estenose congênita,vista desde o nascimento,extremamente raras e de difícil tratamento.
As principais causas para a estenose adquirida,são os resultados de tumores malignos ou benignos e falhas de cicatrização interna do órgão,decorrentes da necessidade de intubação do paciente por diversos motivos
Sintomas:
Os principais sintomas da estenose da traqueia são dificuldade de respirar,junto ao fôlego curto,barulho ou chiado na garganta,tosse (com ou sem secreção) e alteração na voz
Tratamento:
Conforme o caso, a melhor forma de se tratar a estenose da traqueia é através da cirugia com a ressecção do tecido estenosado,que traz a melhoria da maioria dos casos clínicos que necessitam desse tratamento.
Tecido Celular Da Língua:
A Língua, um órgão muscular que apresenta face dorsal e ventral.A sua estrutura é formada por: mucosa, submucosa e tecido muscular estriado esquelético.
Na lÍngua, as faces são recobertas por uma mucosa de diferentes tipos.
Papilas linguais
Mucosa de revestimento da face ventral
Tecido muscular estriado esquelético
Mucosa da face dorsal
Face Dorsal:
A face dorsal, revestida por uma muscosa, que é especializada de epitélio estratificado pavimentoso parcialmente queratinizado. Elas emitem curtas eminências, papilas linguais.⦁Papilas Filiformes:
A mais presente na língua. Expôem configuração cônica e pontiaguda, pode ser encontradas em toda prolongação da superfície dorsal da língua. É possivel apresentar quarantina, geralmente paraqueratinizada. A função de gustação não existe, em consequência de não apresemtar botões gustativos.Epitélio de revestimento com queratina
Submucosa
Queratina
Camada de queratina sobre as papilas:
Epitélio estratificado pavimentoso queratinizado
Submucosa
Massa muscular
Queratina
⦁Papilas Fungiformes:
Tal como a um cogumelo, o nome no que concerne a sua configuração. Encontram-se menos abundante que as filiformes, e ha em toda proporção da língua, com domínio na extremidade livre e bordas laterais.Mucosa
Submucosa
Tecido muscular estriado esquelético
⦁Papilas Circunvaladas/Valadas/Caliciformes:
Ao longo do V lingua, são distribuidas em quantia de 7 a 12 papilas. Na muscosa da língua, são as maiores (não são projeções da muscosa). Um sulco cerca toda papila, pretenso sulco circunvalador. Expandem-se neste, glândulas serosas, estas as glândulas de von Ebner. Nestas papilas, queratina não aparece e, trazem botões gustativos identificados ao sulco em sua borda lateral.⦁Papila:
Botões gustativos
Glândulas de von Ebner
Tecido muscular estriado esquelético
Sulco circunvalador
Sulco circunvalador e parte da papila:
Botões gustativos
Glândulas de von Ebner
Mucosa
Submucosa
⦁Face ventral:
A face ventral expõe uma mucosa de revestimento. Essa face é instituída ao longo de um epitélio estratificado pavimentoso não-queratinizado fino e liso. Exibe grande quantidade de adipócitos, glândulas salivares, vasos sanguíneos e vasos linfáticos. Não há submucosa.Mucosa
Tecido conjuntivo
Massa muscular
Doenças/Problemas na língua:
mudança na estrutura e na saúde da língua dor,inchaço,irritação,alteração na aparência entre outros problemas
Causas:
As feridas causadas na língua são as causas mais comum de problemas na regão onde se encontra a língua,porem uma série de possíveis razões também pode estar envolvida.
Ex:
Mordidas acidentais
Afta
Estresse emocional
Câncer
Tratamento:
O melhor a se fazer quando sentir qualquer mudança,desconforto ou dor na regão onde se encontra a língua é procurar ajuda médica,principalmente se estes sintomas permanecerem em poucos dias
Tecido Celular Adiposo:
O tecido adiposo é formado por uma variedade de células do tecido conjuntivo,no qual predominam os adipócitos,(um tipo de célula que acumula gorduras em seu interior e no citoplasma),originado dos lipoblastos,o tecido adiposo à área do tecido adiposo esta localizada principalmente,embaixo da pele,na denominada hipoderme,(é uma camada de tecido conjuntivo frouxo localizada abaixo da derme).Este tecido corresponde entre 20% à 25% do peso corporal nas mulheres e 15% à 20% dos homens,considerando que a pessoa esteja dentro do peso normal.
Função:
O tecido adiposo,além de modelar a superfície do corpo,ajuda no isolamento térmico do organismo(ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e possui a função de servir como uma reserva energética do corpo.
Os triglicerídios,(principal fonte de gordura do nosso organismo),acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia ao restante do organismo nos intervalos entre as refeições.O tecido adiposo também trabalha como amortecedor,protegendo o restante do organismo contra choques mecânicos.
Tipos de tecidos adiposos:
O tecido adiposo é calassificado levando em conta critérios como pigmentação da gordura armazenada e a forma de organização.existem dois tipos de tecidos adipososTecido adiposo unilocular:
O nome desse tipo de tecido e adiposo e ao fato que as suas células contem uma gotícula de gordura predominante,que completa quase todo o seu citoplasma.
Bastante irrigado por vasos sanguíneos,este tecido tem uma cor que varia entre o branco e o amarelo escuro.
A principal desse tecido e formar o pinículo adiposo,(uma camada de cordura disposta sob a pele),que serve para absorver impactos e atua como isolante térmico
Tecido adiposo multilocular:
A sua principal função e gerar calor,o tecido adiposo multilocular é formado por células que possuem vários vacúolos de gordura e varias mitocôndrias.Os animais que entram na hibernação como os ursos,possuem grandes quantidades desse tecido.uma vez que o calor e produzido manterá a temperatura do corpo durante logos períodos de frio intenso.
Lipedema:
O lipedema é uma doença crônica que afeta mais às mulheres.
Se define por uma acumulação não equilibrada de tecido gorduroso na região dos quadris.
Diferente da celulite pode chegar à região das pantorrilhas e tornozelos e se apresenta com uma dor intensa.
Quem sofre com essa doença sente o problema estético e toda a implicação psicológica que ele desencadeia,visto que quase sem saber como e de forma repentina,o volume do quadril e das pernas aumenta ate delimitar o seu movimento.
O lipedema não e comum em homens,porem nos poucos casos conhecidos se aparenta uma inflamação muito chamativa no rosto
Tratamento:
O tratamento para o lipedema é a pratica de exercícios físico,terapia de compressão,dieta,medicamentos que ajudam a aliviar os sintomas e a cirurgia para tirar o excesso de tecido gorduroso
Fontes:
Infoescola
Todamatéria
vascularmundo da educação
rentokil
culturamix
minhavida
sobiologia
controlarambiental
Autores:
---------------------------------------------------------------------------------------
Comentários
Postar um comentário